top of page
ACADÊDMICO FUNDADOR
Arnaldo transp.png
ARNALDO SOBRINHO MORAIS NETO

Tesoureiro

BIO

Natural de Bayeux, Paraíba, Arnaldo Sobrinho nasceu em 04 de dezembro de 1973, o segundo de sete filhos do casal Ardnildo Morais dos Santos, Coronel da Polícia Militar da Paraíba e da Sra. Maria Concebida Alves Morais, artesã e indígena de ascendência potiguara, da Baía da Tração, Paraíba, terras sob a jurisdição da Fundação Nacional do Índio, desde dezembro de 1967.

Arnaldo iniciou seus estudos básicos com 4 anos, no Externato Maria Montessori, tendo concluído os estudos com 17 anos, tempo em que prestou Concurso Público para a Polícia Militar da Paraíba, sendo o mais jovem aprovado nos concursos públicos para a Briosa Polícia

Militar da Paraíba.

Fez parte da turma pioneira do Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar do Cabo Branco, da Polícia Militar da Paraíba em 1991, concluindo o curso em 1993.

Ao longo de sua carreira, como oficial da Polícia Militar se destacam as funções de: Assessor Militar Adjunto do Tribunal de Contas da Paraíba (1997-199), Comandante do BPTran (2010), Coordenador de Planejamento e Projetos do Estado Maior Estratégico da Corporação (2010-2011), Gerente de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (2011-2012), Gerente Executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (2012/2014) e, mais recente, Comandante do Centro Integrado de Operações da SEDS/PB (2014/2015).

 

No universo acadêmico também é graduado em Segurança Pública com Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão da Segurança Pública, ambos pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, da Polícia Militar da Paraíba; em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, pela Unipê, Especialista em Técnicas Avançadas de Combate Urbano, pela TEES Brazil e em Operações Não Letais pela Condor/Brasil; também em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Potiguar. Mestre em Direito Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB e Doutor em Ciências Jurídicas, também pela UFPB, com período de Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal.

Foi pesquisador visitante (PDSE/CNPQ/CAPES) do Centro de Estudos em Direito da União Europeia - CEDU, da Escola de Direito da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Pesquisador Associado e atualmente é Coordenador Executivo para o Brasil da International Association Cybercrime Prevention (Paris/França).

Atuou como professor nos cursos de: Direitos Humanos e Direito Humanitário pela International Red Cross (Cruz Vermelha Internacional); do Programas de Capacitação em Polícia Comunitária do SENASP/MJ; das disciplinas Gestão de Atividades de Comando e Estado Maior, no Bacharelado em Segurança Pública da PMPB, e da disciplina Temas Fundamentais de Segurança Pública, na Pós- Graduação da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco; da Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPB (2007-2008); das disciplinas Direito da Informática e Direito Constitucional (IESP); e de Direito Penal e Política Criminal (FESP).

Atualmente é Diretor e Secretário Geral da International Law Association – Brasil e Membro da The Heraldry Society (Reino Unido); Sócio efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Conselheiro do Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária (2012/2014).

Além disso, foi representante brasileiro e Conferencista na SPCI 2008 (Cairo-Egito), Cyberspace 2008 (Brno-República Tcheca), ISCCRIM 2009 (João Pessoa), LSPI 2009 (República de Malta), ILA-BRASIL 2010 (João Pessoa), II CICCRIM 2011 (Porto Alegre) e Jurix 2011 (Viena-Áustria). LSPI 2012 (Atenas-Grécia). LSPI 2013 (Bangckoc-Tailandia). Brazil-India Energy Law Seminar 2013 (Dheradun-India). ICABR 2014 (Talca, Chile). 2015 HWPL SUMMIT (Seul, Coreia do Sul), II International Law Peace HWPL Committe Meeting 2015 (Londres, Reino Unido); III International Law Peace HWPL Committe Meeting 2016 (Seul, Coreia do Sul). HWPL Summit 2017. HWPL Summit 2018.

Em junho de 2022, como Diretor do Museu da PMPB, liderou a equipe engenharia, museologia, designers e militares para a implantação das instalações do Museu.

 

É acadêmico fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba – ALMEP, com assento na Cadeira 08, tendo como Patrono o Mestre-de-Campo André Vidal de Negreiros; paraibano, patriota defensor do Brasil (1645;1648 e 1649).

Fale com o Acadêmico

email.png

Siga-nos nas redes sociais

  • image-removebg-preview
  • facebool gold
Fale com o Presidente
botão zap ALMEP 2.png

©2022 Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba

bottom of page